Texto: Prof. Robson Ribeiro de Oliveira Castro Chaves – Professor da Unidade Juiz de Fora (MG)

No sábado, dia 08 de julho de 2023, o Colégio dos Santos Anjos – Unidade Juiz de Fora deu início à OLISA no ano de 2023. As Olimpíadas são muito mais do que simplesmente
competições esportivas. Elas são o verdadeiro espírito de união, superação e confraternização entre as nações. A Grécia antiga foi o berço das Olimpíadas, onde os primeiros jogos foram realizados em Olímpia, há mais de 2.700 anos. A cultura grega exerceu e ainda exerce influência nos Jogos Olímpicos. Os gregos acreditavam que a prática do esporte era fundamental para o desenvolvimento do ser humano. Eles viam nas Olimpíadas a oportunidade de honrar os deuses e de exaltar o corpo humano como manifestação da beleza e perfeição divina. A competitividade é uma característica das Olimpíadas. Essa competitividade saudável é o que impulsiona os jogos, tornando-os emocionantes e inspiradores.

Em nosso Colégio dos Santos Anjos de Juiz de Fora temos a OLISA (Olimpíadas dos Santos Anjos), sendo um marco em nosso calendário acadêmico e esportivo. A prática de atividades físicas é de extrema importância para a saúde do corpo. Ela é capaz de melhorar o bem-estar, a qualidade de vida, ajuda no tratamento e controle de várias doenças e além de colaborar para nossa saúde mental. A OLISA tem grande papel em desenvolver os aspetos: físico, mental, social e competitivo de cada aluno e aluna. Sendo assim, como as Olimpíadas, a OLISA é muito mais do que apenas um evento esportivo.

Ele é o reflexo da nossa história, do nosso espírito de competição saudável, da influência cultural e religiosa e, principalmente, a amizade e companheirismo entre nosso corpo docente, discente e todos os que trabalham e apoiam as atividades educacionais do Colégio dos Santos Anjos – Unidade Juiz de Fora.

Neste ano em que celebramos os 130 anos da Congregação dos Santos Anjos no Brasil, não poderíamos realizar as atividades da OLISA sem mencionar este feito ao qual seguimos celebrando por este ano. Como relatam os textos da história que, a Congregação do Santos Anjos, na pessoa de Mère Elisabeth Marie, Superiora -Geral que preparava a vinda ao Brasil, ousou cruzar, não o deserto, mas as águas dos oceanos, em terras brasileiras, plantou a semente da herança espiritual de “levar Cristo ao coração de crianças e jovens”.

Vieram nos porões dos navios, muitos elementos da história francesa, que, certamente compõem a história em cada Unidade Educacional da Rede Santos Anjos, sendo assim recordamos o Carisma e a espiritualidade das Irmãs da Congregação dos Santos Anjos, que tanto nos inspiram no serviço à vida, por amor.

De fato, estamos prestes a vivenciar momentos de celebração, emoção e superação, que reafirmam a capacidade humana de transcender seus próprios limites e de se unir em torno de um ideal comum: o espírito olímpico, a competição e a amizade. Que o esporte, as brincadeiras e competições sejam mais uma forma de “empregar todos os meios para formar bons corações”, e assim possamos cumprir o que nos pede a mãe fundadora, Madre Maria São Miguel.

Um grande viva ao Colégio dos Santos Anjos de Juiz de Fora!