blog

Manhã de Espiritualidade dos Educadores das Escolas Católicas

O tradicional encontro promovido anualmente, que desta vez ocorreu de forma online, contou com a participação de educadores de todos os colégios católicos de Juiz de Fora, atingindo mais de 350 profissionais da educação.
 
A abertura do evento aconteceu com a celebração da Santa Missa, presidida por Dom Gil Antônio Moreira, na Capela do Colégio Academia. Na homilia, ele falou sobre Jesus ser modelo para os educadores. “Nós encontramos nas leituras vários educadores. O principal deles, é claro, é o nosso divino mestre Jesus. Jesus é um educador completo. Mas Jesus também envia outros para exercer esse ministério de educação. Aqui, nós temos educadores que, a partir da fé, ensinam tantas matérias importantes. Portanto, um educador católico tem, no seu coração, uma fé que lhe é base para assumir a maneira de educar, porque não formaremos a pessoa se formarmos apenas a razão. As pessoas são constituídas de corpo, mente e espírito…”
 
Em entrevista, Dom Gil também falou sobre a importância do evento. “Momento importante porque é momento de rezar juntos. Uma vez por ano passamos a manhã toda em oração. Também para refletir sobre a missão do educador nesse momento de pandemia especialmente cada um se pergunta qual deve ser a missão e a postura do educador católico”.
 
Segundo um dos membros da Pastoral da Educação, promotora do evento, o Diretor do Colégio Resgate, Daniel Ribeiro, é um momento de integração de todos os 11 institutos de educação católica da Arquidiocese. “É um momento de introspecção, de unidade, para que possamos organizar e dar ânimo aos educadores, assumindo nossa realidade. É uma alegria participar.”
 
É possível assistir, na íntegra, a parte formativa da manhã de espiritualidade no canal do YouTube da Arquidiocese.