– Texto com a colaboração do Professor Robson Ribeiro

No último sábado, dia 08 de outubro, foi celebrada a abertura da OLISA (Olimpíadas dos Santos Anjos), evento que marcou o calendário acadêmico do Colégio dos Santos Anjos em Juiz de Fora com a presença de pais, alunos e diversos membros do corpo docente de nossa Instituição. Diante de tamanha descontração e envolvimento dos alunos, era nítida a expectativa de todos para começar as disputas nas atividades em que foram escalados.

O evento teve sua cerimônia iniciada pelo desfile dos times que se concentraram na Quadra Irmã Maria Nelma de Souza. Após a apresentação de todas as equipes tivemos a execução do Hinos Nacional e  do Colégio dos Santos Anjos, o “Juramento do Atleta” e as doces palavras da Nossa Diretora Administrativa Ir. Idanila. Por fim, tivemos a cerimônia do acendimento da Pira Olímpica com a tocha carregada pelo professor de Karatê Fernando César Macedo. Importante observar que a Tocha Olímpica é um dos principais símbolos dos jogos olímpicos, e tem um grande significado que remete à Grécia Antiga, onde as Olimpíadas tiveram sua origem.

Para encerrar esta cerimônia mais que especial, os alunos de karatê do nosso Colégio realizaram uma apresentação cheia de foco e energia.

As atividades esportivas e o bem-estar

A prática de atividades físicas é de extrema importância para a saúde geral do corpo. Ela é capaz de melhorar o bem-estar, a qualidade de vida e até nossa saúde mental. A prática regular de atividades físicas está associada a diversos benefícios para a saúde. O exercício ajuda a prevenir muitas doenças e fatores de risco, melhora a sensação de bem-estar, é coadjuvante no tratamento e controle de várias doenças, além de ajudar a manter uma boa imunidade e uma composição corporal mais adequada.

Para tanto, é urgente observar que praticar uma atividade física, com profissional especializado e capacitado é essencial para a saúde do corpo. Por isso quando praticados regularmente desde a infância, o esporte e/ou exercícios físicos impactam direta na saúde e no desenvolvimento da criança e do adolescente. O esporte contribui de forma efetiva nas capacidades coordenativas, por meio da percepção e conhecimento do seu próprio corpo e estruturação espacial, ocasionando a aquisição e o desenvolvimento das habilidades motoras fundamentais.

A prática esportiva também auxilia no desenvolvimento integral dos indivíduos os capacitando a lidarem com suas necessidades, desejos e expectativas. Nesse processo, os jovens também adquirem essas habilidades e aprimoram competências esportivas, sociais, cognitivas, afetivas e comunicativas.

Neste contexto o empenho dos profissionais de Educação Física das escolas vai muito além de fazer os alunos jogarem bola ou outra atividade do tipo, mas é uma preocupação concreta para seguir o caminho de uma melhora nas habilidades de cada aluno ou aluna desde a interação com outros, como aumento da autoestima e do bem-estar e aprendizado para lidar com diferentes sentimentos.

Veja algumas fotos da abertura da OLISA