O dia 25 de agosto foi escolhido para comemorarmos o Dia Nacional da Educação  Infantil, em homenagem ao dia de nascimento da Dra. Zilda Arns, médica e sanitarista que  dedicou a vida ao trabalho assistencial às crianças. Este dia está inserido na Semana Nacional  da Educação Infantil, que neste ano acontecerá entre os dias 23 a 27 de agosto e tem por  objetivo promover uma reflexão coletiva sobre o acesso, a permanência e as práticas  pedagógicas neste segmento. 

Parte integrante da Educação Básica, a Educação Infantil é uma das etapas mais  importantes no processo de formação das crianças. É o início e o fundamento do processo  educacional, significando, na maioria das vezes, a primeira separação das crianças dos seus  vínculos afetivos familiares, para se incorporarem a uma nova situação de socialização  estruturada. 

Consolida-se, nesta fase, a concepção que vincula educar e cuidar, indissociáveis no  processo educativo. E as práticas pedagógicas complementam a ação da família.  

Prezamos, aqui no Colégio dos Santos Anjos, por uma parceria respeitosa e amorosa  entre a escola e a família. 

Nossa abordagem pedagógica pressupõe um planejamento dinâmico, elaborado de  forma cuidadosa, onde o brincar e o conviver estão entre as práticas que irão contribuir para  o desenvolvimento das crianças e assegurar o respeito às individualidades e ao ritmo de  desenvolvimento de cada uma.  

Aprender vai muito além da sala de aula! Reconhecemos a relevância dos direitos de  aprendizagem e desenvolvimento da criança, buscamos garantir as condições necessárias  para que aprendam através das diferentes experiências vividas. Nossas crianças são a  centralidade dessa aprendizagem, são proativas, convivem num ambiente harmônico, seguro  e feliz que as convida a vivenciar desafios e motiva-as a vencê-los, construindo e  apropriando-se dos conhecimentos acerca de si, do outro e do mundo. 

Seguimos os ensinamentos de nossa Fundadora, Madre Maria São Miguel, abraçamos  a missão de “fazer passar pelo coração as lições que visam o intelecto”. 

Realizamos um trabalho de excelência na Educação Infantil, os valores cristãos e  éticos alinham-se à formação humana e à acadêmica de qualidade, unindo tradição e  modernidade numa proposta acolhedora, atenta ao desenvolvimento socioemocional,  considerando esta etapa um investimento no futuro. Um trabalho realizado com muito amor e cuidado com os “nossos pequenos”.  

As reflexões acerca da Educação Infantil, ações específicas e um olhar zeloso sobre  este segmento, são importantíssimos para a formação de uma sociedade mais feliz, justa e  fraterna.