Você é do tipo que coloca no perfil das suas redes sociais uma foto de  quando era pequeno sempre que chega o Dia das Crianças? Ou será que um  personagem de histórias em quadrinhos e cartoons representa melhor essa  data? 

Aliás, se te perguntarem qual é seu personagem favorito, é bem provável que  você tenha dificuldade em escolher um só e pouco provável concluir que não  tenha nenhum. 

Por aí, você tem uma ideia do quanto os personagens influenciam a primeira infância. É comum oferecer desenhos para entreter as crianças, mas, de fato,  além do entretenimento, os personagens têm, sim, alguns superpoderes. Por  exemplo, o de influenciar o modo como a criança aprende e até mesmo a sua  personalidade! 

Eles são exemplos para a criança, trazem lições em suas historinhas, noções  de certo e errado, bem e mal, além de ações e reações. Inclusive, tornam-se  objetos de afeto da criança, que passa a compartilhar as emoções que os  personagens vivem no desenho. 

Se o seu filho é aluno da Educação Infantil nos programas da International  School, certamente você conhece os nossos personagens e, muito  provavelmente, tem alguns deles aí na sua casa. 

Nós da I.S. temos um cuidado e carinho muito especial por esses amigos, que  têm suas personalidades, particularidades e, claro, suas funções dentro da  nossa proposta. Enviamos os personagens para as casas dos estudantes para  que a ligação com a língua à qual são expostos em horário de aula se perpetue  no retorno ao lar. Como nossos personagens “falam” inglês, as crianças  possuem essa extensão de referência do que estão vivenciando e aprendendo  na escola.

Os personagens não moram só nas páginas dos livros, mas também nos  vídeos, nas músicas e nos livrinhos de história. Além disso, alguns deles se  transformaram em pelúcias e as crianças podem incluí-los nas brincadeiras,  deixando a criatividade fluir. 

Nas lições, os personagens chamam a atenção dos alunos, interagem com as  crianças em alguns momentos da aula e tornam as historinhas mais críveis e  atraentes para elas. 

Que tal assistir aos vídeos das nossas historinhas com a sua criança ou pedir  para que ela conte as historinhas para você com os livrinhos dela? Pergunte  sobre seu personagem preferido, investigue as características de cada  um, com quem os personagens se parecem, tanto fisicamente quanto no  temperamento. 

Com certeza, você terá momentos de trocas muito ricas com seu filho ou  sua filha e, atento como você é, vai perceber nessas conversas traços da  personalidade sendo delineados de maneira lúdica, leve e prazerosa.

Artigo escrito por Patricia Augusta Serenine Prado – Advisor da International School