Prof. Robson Ribeiro de Oliveira Castro Chaves

Com o tema “Fraternidade e fome” estamos nos aproximando da nossa tradicional Gincana da Solidariedade que chegou a sua 26ª edição. O evento é um marco no nosso Colégio e conta com a participação de todos os alunos, professores, colaboradores e funcionários.

A Gincana da Solidariedade tem por objetivo: exercitar o amor ao próximo através de gestos de Solidariedade; assumir o protagonismo individual e coletivo e reafirmar o carisma “Servir e amar”, através das doações para instituições carentes. Desta maneira, nossa Gincana será um momento de efetivo envolvimento na causa dos mais necessitados e famintos. Infelizmente a fome voltou
a ser o cenário da vida de milhões de brasileiros. Nosso colégio, atento ao clamor dos mais humildes, que estão passando por dificuldades, convoca a todos e todas a assumirem esse proposito para seguirem em frente nesta Gincana da Solidariedade que, mais do que uma competição, é uma oportunidade de conscientizar a todos sobre a importância de partilhar e ser solidário.

Nesta ótica o Papa Francisco alertou que “Não existe democracia com a fome, não há desenvolvimento com pobreza, e ainda menos, justiça na desigualdade”. Francisco continuou ao afirmar que: “Elevados níveis de pobreza são o indicador mais claro e da injustiça distributiva que prevalece no mundo. A periferia cresce, e o centro do poder, da riqueza, se restringe cada vez mais. Em outras
palavras, a maior parte do dinheiro e das oportunidades beneficia alguns poucos”.

Jesus deve ser nosso exemplo a ser seguido pela sua ética; pelo seu comportamento, costumes, hábito, caráter, modo de ser e de agir. Jesus assumiu sua conduta autêntica em uma sociedade contrária a tudo que ele pregava. Para tanto é preciso reafirmar nosso compromisso ético e ajudar a todos, sem exceção.

Que essa gincana da Solidariedade possa nos ajudar a pensar e entender o caminho a ser vivido e a nossa condição de seres humanos frente aos desafios da atual condição das famílias brasileiras.

Assim, tratar o próximo com respeito é fazer valer o amor criador de Deus e sua proposta de vivência para o ser humano. Jesus nos mostra o que fazer: “O que fizerdes ao menor dos meus irmãos, a mim o fazeis”. (Mt 25,40).