No último dia 03 de julho, o colégio dos Santos Anjos recebeu Natascha Rodenbusch Valente (gerente do Departamento de Segurança Alimentar, Nutricional e Sustentável Seapa/PJF.), que relatou a condição da fome e da alimentação nos dias atuais. A conversa fez parte do encerramento da trilha “Mundo em Movimento”, um dos itinerários formativos ofertados pelo Colégio para o Ensino Médio e compreendeu também as disciplinas de Sociologia, Filosofia, Literatura e Biologia.

A fome é uma questão complexa e urgente que afeta milhões de pessoas ao redor do mundo. É inaceitável que, em pleno século XXI, ainda existam tantas pessoas a que lhes faltam um direito básico: a alimentação digna e de qualidade.

Nesse contexto, a Campanha da Fraternidade de 2023, cujo tema é “Fraternidade e a Educação: A Esperança é Solidária”, desempenha um papel crucial ao trazer à tona a importância da educação como um caminho para combater a fome e promover a solidariedade.

A educação é uma ferramenta fundamental para romper o ciclo da pobreza e da fome. Por meio dela, é possível conscientizar as pessoas sobre a realidade da fome, suas causas e consequências, estimular ações de combate e promover mudanças de comportamento. Além disso, uma educação que nos permita refletir sobre os problemas ligados à fome, nos fornece oportunidades para pensar em políticas públicas, geração de emprego e desenvolvimento econômico que possibilitem às pessoas lutar para que tenham acesso a recursos básicos e alimentação adequada.