[Por: Edigley Duarte – Unidade Rio de Janeiro]

 

No dia 06 de maio, a Congregação dos Santos Anjos realizou peregrinação ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida – SP. Como incentivo principal, as religiosas se reuniram para iniciar as celebrações em comemoração ao centésimo trigésimo aniversário de presença no Brasil.

A programação também contou com o lançamento do livro “Sob o olhar dos Anjos”, que descreve a vida e a dinâmica espiritual de Bárbara Elisa Poux; hoje, conhecida como Madre Maria São Miguel Poux, fundadora da Congregação. Atravessando metade do século XIX, ela buscou reintegrar Deus aos que se afastaram d’Ele.

No evento, estiveram presentes as autoridades que constituem o Governo-Geral e as demais religiosas de Grajaú/MA, Aracaju/SE, Além Paraíba/MG, Juiz de Fora/MG, Varginha/MG, Vassouras/RJ, Ibatiba/ES, Vitória/ES, São José dos Pinhais/PR, Caçador/SC, Rio das Antas/SC, Aratiba/RS, Rio de Janeiro/RJ e do hospital Maicé/SC, além de representantes vindas de Mâcon, na França.

As 55 religiosas foram acompanhadas por delegações com representantes dos Colégios da Rede de Educação Santos Anjos, Fraternistas da Congregação, ex-funcionários e familiares dos alunos de nossas Unidades Educativas.

Durante fala inicial, Irmã Marina, Superiora Geral, destacou a importância dos que estavam presentes na Romaria e das características principais da Congregação, na particularidade do jeito ‘Anjo a serviço da vida, por amor’:

“Esta data, este dia e este local foram preparados, com muito amor, para que pudéssemos entoar nosso hino de louvor e gratidão a Deus pela Congregação dos Santos Anjos, que não é grande em número de irmãs, mas que é imensa no seu amor, no seu carisma, na sua espiritualidade e no desejo de servir e amar”.

Como forma de agradecer pela presença missionária no trabalho educacional, nas comunidades inseridas e no hospital, foi celebrada uma Santa Missa com a presidência do Arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes.

Na homilia, o prelado frisou: “o que faz uma nação melhorar é a educação, a cultura, a escola. Por isso, em uma missa como esta, que celebra 130 anos de atuação, precisamos dizer a Nossa Senhora que leve a Jesus nosso muito obrigado. Jesus foi um grande educador, porque é filho de Maria, grande educadora”.

Finalizou-se o evento com os membros das comitivas explorando o Santuário, já que muitos não conheciam o local. Sendo, portanto, uma atividade livre.