Texto: Prof. Robson Ribeiro de Oliveira Castro Chaves – Professor da Unidade Juiz de Fora (MG)

Na última sexta-feira dia 07 de julho de 2023, tivemos a Missa de Ação de Graças pelos estudantes que completam 15 anos em 2023. A Celebração Eucarística foi presidida pelo Padre Nelson Antônio Linhares de Souza, CSsR, Missionário Redentorista que preparou toda a celebração de forma que todos pudessem acompanhar e compreender cada momento da mesma.

Na homilia Padre Nelson abordou alguns temas e assuntos direcionados aos adolescentes que aniversariam esse ano com seus 15 anos. Entre os temas abordou o desenvolvimento da idade, as responsabilidades, os estudos e, acima de tudo a postura frente as dificuldades e as mudanças ocorridas nesta época da vida.

Na celebração, na primeira Leitura foi lida a Primeira Carta de São João onde aborda a questão do amor que afirma: “amemo-nos uns aos outros; porque o amor é de Deus; e qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus”, para compreender esta realidade é importante ler o texto completo contido na Primeira Carta de João, capítulo 4, versículos de 11 a 21. Já no Evangelho, foi proclamado o Evangelho Mateus, Mt 19, 16-22, quando um jovem rico pergunta a Jesus como conseguir a vida eterna e Jesus informa os mandamentos a seguir e deveria deixar as riquezas da terra. O jovem afirma que já cumpria os mandamentos, entretanto o jovem rico não quis distribuir seus bens, pois ele amava as coisas que possuía mais do que a Deus. O jovem foi embora muito triste.

As reflexões contidas nas leituras da Celebração nos ajudam a refletir sobre a importância de se viver os 15 anos. Essa fase é muito significativa na vida de uma pessoa, é um momento que marca a transição da infância para a adolescência, e representa um ciclo importante na vida. Durante a infância, vivemos a fase em que somos cuidados e amparados pelos nossos pais e responsáveis. É um período de descobertas, aprendizados e brincadeiras, em que vamos formando nossas primeiras memórias e experiências. Nessa fase, somos inocentes e não temos  muitas preocupações além de brincar e estudar.

Ao chegar aos 15 anos, nos deparamos com uma nova etapa da vida. A adolescência traz consigo uma série de transformações e buscamos compreender quem somos, nossa identidade e nossa personalidade. Além disso, os 15 anos representam também a entrada na fase da juventude, em que começamos a ter mais responsabilidades e independência. Aos poucos, vamos assumindo tarefas e decisões que antes eram tomadas pelos nossos pais, além de aprender a lidar com as consequências dos nossos atos.

Neste processo é o momento de pensar sobre o que queremos para nossas vidas, quais são nossos sonhos, planos e objetivos. É uma fase de questionamentos e autoconhecimento, em que vamos moldando nossa personalidade e definindo nossos caminhos. Portanto, os 15 anos representam um marco importante na vida de uma pessoa. É um período de descobertas, aprendizados, mudanças e amadurecimento. Por isso, é fundamental ser vivido de maneira consciente e aproveitado ao máximo, pois será lembrado para sempre como uma das fases mais importantes e significativas na vida de cada um.

Sendo assim, de forma precisa e sensível, é preciso enaltecer a importância dos 15 anos como um período de transição significativo na vida de uma pessoa. Essa fase é caracterizada por mudanças físicas, emocionais, sociais, descobertas, aprendizados, mudanças e amadurecimento, levando os indivíduos a explorar sua identidade e assumir mais responsabilidades.

Em suma, Padre Nelson destaca que os 15 anos são um marco importante na vida de uma pessoa. Ele ressalta a importância de viver essa fase conscientemente e aproveitá-la ao máximo, pois será lembrada como uma das mais importantes e significativas na vida de cada um.