Ao longo da semana, seguimos os passos de Jesus desde o Domingo de Ramos até o Domingo de Páscoa. Em meio aos desafios que enfrentamos, a Páscoa não é apenas uma celebração, mas um convite para renovarmos nossa esperança em tempos melhores, conforme as palavras do Papa Francisco.

Assim como Jesus não se entregou diante dos desafios de sua época, também nós somos chamados a enfrentar os desafios atuais com coragem e compaixão. Precisamos agir com consciência cuidando uns dos outros. É essencial compreender o exemplo de Jesus e sua entrega pela humanidade.

Diante de tantas questões e injustiças, devemos abrir-nos ao novo e inesperado, sonhando com um mundo melhor e uma igreja mais comprometida com o exemplo de Jesus. A Páscoa é o ápice das celebrações cristãs, lembrando-nos da ressurreição de Jesus e da vida eterna para aqueles que creem.

No relato da Celebração de Páscoa, vemos o protagonismo das mulheres, que serviram a Jesus desde o início até o fim, e foram as primeiras a testemunhar sua ressurreição. Devemos nos apoiar na realidade, encarando os desafios que enfrentamos.

Ética e coerência são fundamentais neste momento, conforme nos lembra o Papa Francisco. Devemos retornar constantemente ao Evangelho para compreender o essencial sobre Jesus e buscar ser construtores de uma mudança em nós mesmos, olhando a realidade com esperança.

Nossa oração e pedido de auxílio a Deus são importantes, pois Ele nos escuta e nos sustenta em meio às dificuldades. Sendo assim, devemos superar os problemas e situações difíceis. Destarte  somente quando superarmos o individualismo e as dificuldades é que conseguiremos assumir a proposta de Jesus e seguir o caminho que leva ao cuidado com o outro.

Que o Cristo ressuscitado seja nossa força para que possamos ter coragem de viver uma nova realidade promovendo uma vida mais ética e solidária.